No post de hoje vou falar sobre alguns pontos importantes para se ter em mente no estudo de ativos financeiros, sejam: ações, FIIs, renda fixa, qualquer tipo de ativo. São algumas coisas que aprendi e estou aprendendo sobre o mercado financeiro e quero compartilhar com vocês.
1. Ao colocar uma empresa na sua carteira sempre estude ela antes e entenda todas as áreas e finalidades da empresa.
Algumas perguntas que eu gosto de responder quando eu estou estudando são:
- quando e com qual finalidade a empresa foi criada?
- qual o problema que ela resolve? Por que ela é importante para o mercado?
- Quais são as fontes de receita da empresa?
- O setor na qual ela está inserida tem potencial de crescimento?
2. Após colocar uma empresa em carteira não esqueça ela lá, é importante revisitá-la periodicamente e pensar se ainda faz sentido para você e se a empresa ainda mantém bons fundamentos.
Sempre que a empresa soltar o resultado do trimestre é importante ficar de olho em possíveis mudanças em seus resultados Caso seus resultados começem a cair, por 2 ou 3 trimestres seguidos, é sinal de que você deve parar e analisar melhor se a empresa está realmente mudando seus fundamentos ou estes resultados sofreram devido a algum acontecimento macro.
Como exemplo no gráfico a seguir está a cotação da Cielo (CIEL3). Nesse gráfico é possível ver uma grande alta, ficando um tempo nesta alta, e depois uma grande queda que se mantém até hoje.
Fonte: https://trademap.com.br/
Não estou avaliando se investir em Cielo é ruim ou bom, mas sim mostrando um exemplo de grande variação na cotação em um certo período de tempo, no qual o investidor perdeu várias oportunidades de rebalanceamento da carteira devido ao período do alta valorização da empresa, considerando que o investidor tenha pego a alta na cotação.
É bem interessante estudar a causa da queda das ações da Cielo, em algum próximo post posso fazer um análise sobre isso.
3. Veja o máximo de opinões que você conseguir, principalmente as diferentes da sua.
Alguns canais de youtube que gosto são:Começamos a seguir criadores de conteúdos e tendemos a ver uma credibilidade nesse pessoal, eles podem até ser muito bons no que fazem, mas precisamos tomar cuidado. Uma coisa muito importante de termos em mente é que, normalmente, não sabemos quando esta pessoa vai vender o ativo que um tempo atrás ele estava falando bem sobre, e com isso podemos acabar perdendo dinheiro. O objetivo de ver os pensamentos e análises que outras pessoas fazem é você conseguir avaliar essas informações e julgar se fazem sentido ou não para você.
Situações que podem ocorrer é alguém que você segue entrar em um ativo muito arriscado ou com uma visão de médio ou curto prazo, o que pode não está de acordo com o seu perfil de investidor.
É muito importante fazer isso porque acabamos dando muito importância para novas notícias e podemos nos esquecer de fundamentos base, ou do porque inicialmente escolhemos investir em certo ativo. Devido a isso, é importante revisitar os seus próprios pensamentos e construção do raciocínio quando você decidiu colocar certo investimento em sua carteira e também quando você decidiu continuar aportando no mesmo ativo, assim você diminui as influências que notícias têm nas suas decisões de investimento.
Por que eu digo no curto prazo?
No longo prazo se a empresa tem uma boa gestão, bons fundamentos, e um bom produto ela tenderá a se valorizar. Mas no curto prazo, notícias, resultados esperados, momento do mercado, uma pandemia, ou outras variáveis, afetam a cotação dos ativos, o que não necessariamente refletem em mudança de fundamentos ou que não seja mais um bom negócio.
Comentários
Postar um comentário