Hoje vamos continuar falando sobre os indicadores , dando foco aos indicadores que nos permitem avaliar o endividamento da empresa. Uma coisa que temos que ter em mente é que o fato da empresa ter dívidas não necessariamente é algo ruim, as vezes é necessário para que a empresa consiga crescer. O endividamento com objetivo de aumentar a lucratividade e crescer é visto como alavancagem, em que a empresa adquire dívidas para, assim, conseguir atingir um patamar de crescimento e faturamento desejável. Nestes casos, o processo de adquirir dívidas é algo saudável, já que a empresa tem o caixa necessário para conseguir pagar esta dívida. Vamos começar, 1. Dívida Líquida/Patrimônio líquido É a divisão entre o passivo líquido da empresa e o patrimônio detido pelos acionistas . Este indicador mostra a relação do quanto a dívida líquida representa o patrimônio líquido, e pode ser mostrada em porcentagem ou em forma de números. Analisando este indicador podemos notar também o grau de risco da em...
Você que quer começar a tirar o pezinho da poupança e pensa, qual é outro tipo de investimento que eu posso fazer que não tenha risco de perder meu dinheiro e ainda renda mais que a poupança? A resposta que você vai encontrar provavelmente vai ser o tesouro direto! Mas vamos lá, tesouro direto, o que é isso?
Neste tipo de investimento ao comprar papéis de título público você estará emprestando dinheiro para o governo brasileiro e em um tempo x, dependendo de qual título você escolher, o governo te devolve este dinheiro mais um rendimento em cima deste.
Quais os riscos deste investimento?
O grande risco é o governo quebrar e não conseguir devolver o dinheiro para os investidores, mas isso é bem difícil de ocorrer, MUITO improvável.
Existem diversos tipos de títulos do governo, a seguir vou falar alguns pontos importantes dos títulos disponíveis.
O tesouro SELIC (pós fixado) segue a taxa de juros básica. Um ponto interessante deste investimento é a possibilidade de resgatar a qualquer momento e receber o rendimento até o momento do resgate, além de ter liquidez diária. Portanto, o tesouro SELIC tem um baixo risco, já que você sempre resgata um valor maior do que investiu.
No Tesouro prefixado, você tem o retorno definido no momento da aplicação, porém, se tirar antes da data definida pode acabar perdendo dinheiro já que o valor do título varia. No mundo dos prefixados também existe a possibilidade do prefixado com juros semestrais, isso significa o pagamento periódico (a cada semestre) dos rendimentos.
Existe também o tesouro IPCA+, neste caso o indexador de rentabilidade é a inflação + juros determinado. Este tipo de tesouro é bem interessante devido ao fato de estar atrelado a inflação, portanto ao resgatar o investimento você não terá perdido poder de compra. Porém, caso o resgate seja feito antes da data de vencimento pode haver perda, assim como o tesouro prefixado, já que o valor do título varia no curto prazo.
Otra possibilidade é o tesouro IPCA+ com juros semestrais que permite o saque semestral dos rendimentos.
Fonte: https://www.tesourodireto.com.br/titulos/precos-e-taxas.htm#0
Como comprar um título do tesouro?
Lembram do post "Como escolher uma corretora" ? É pela sua corretora de investimentos que você pode fazer a compra de títulos públicos.
Otra possibilidade é o tesouro IPCA+ com juros semestrais que permite o saque semestral dos rendimentos.
Coloquei a imagem abaixo com os tipos de tesouro IPCA+ que estão disponíveis agora. Vamos dar uma explicada melhor.
- Quanto mais tempo você deixar o seu dinheiro disponível para o governo ele irá render mais. Isso dá pra ver pegando a rentabilidade do tesouro IPCA+ 2026 e a rentabilidade do tesouro IPCA+ 2045.
- A rentabilidade é anual, portanto, a cada ano que você deixar seu dinheiro investido terá o rendimento anual mostrado.
- Investimento mínimo significa o preço mínimo de cada título, portanto com R$ 39,21 você já consegue começar a investir no tesouro direto, IPCA+ 2045 neste caso.
- O número ao lado do TESOURO IPCA+ mostra o ano que o título irá vencer, portanto para o IPCA+ 2026 o vencimento é no ano de 2026, para os outros segue a mesma lógica.
Como comprar um título do tesouro?
Lembram do post "Como escolher uma corretora" ? É pela sua corretora de investimentos que você pode fazer a compra de títulos públicos.
Tem que pagar imposto ao resgatar seu patrimônio no Tesouro direto?
Tem sim, mas é um imposto regressivo. Isso quer dizer que quanto mais tempo você fica com o título na mão menos imposto irá pagar no resgate. A tabela de imposto regressivo é a seguinte:
- 22.5% em aplicações de até 180 dias
- 20% em aplicações de 181 a 360 dias
- 17.5% em aplicações de 361 a 720 dias
- 15% em aplicações de 721 dias em diante
Lembrando que o imposto é cobrado somente sobre o lucro.
Além disso se o resgate for feito em até 30 dias a partir da data de investimento é necessário pagar IOF (imposto sobre operações financeiras) sobre todo o valor investido. O IOF também é regressivo, mas neste caso começa em 96% no primeiro dia e vai diminuindo até chegar a zero, em 30 dias.
Depois de quanto tempo de realizado o resgate esse dinheiro fica disponível?
A liquidação do investimento é de D + 1, portanto, o dinheiro fica disponível na sua conta 1 dia depois do pedido de resgate.
E agora, em qual título investir?
Isso vai depender mais de qual é o seu objetivo com o dinheiro que você tem em mãos.
- Pensando em tesouro IPCA+:
Se esse dinheiro você sabe que não vai usar por anos e o melhor lugar para ele é deixá-lo rendendo, um título ótimo é o tesouro IPCA+.
- Pensando em tesouro SELIC:
No caso de uma reserva de emergência, para se ter a liberdade de retirar o dinheiro quando for necessário, é melhor o tesouro SELIC, já que independente da data de vencimento a qualquer momento que for feito o resgate você terá mais dinheiro do que colocou inicialmente.
- Pensando no prefixado:
Agora pensando no prefixado, deve se ter em mente que como é um juros fixo, caso a taxa SELIC aumente o título perde o valor, já que ele estará rendendo menos do que os outros títulos, mas caso ela diminua, você sai ganhando, já que a rentabilidade dos outros títulos diminui. Portanto, diferente dos outros títulos o prefixado é um investimento pensado para retirar o fator de variação da taxa SELIC e IPCA, lembrando que estas duas taxas andam de mãos dadas. É importante ressaltar que o risco atrelado ao prefixado pode ser risco favorável ou desfavorável, já que a variação das taxas pode levar a ter uma rentabilidade maior ou menor.
O intuito desde post é educacional, não uma recomendação. Então antes de decidir investir ou não pesquise em diversas fontes e chegue a conclusão se faz sentido para você este tipo de investimento.
O site do tesouro direto é bem interessante e nele é possível fazer diversas simulações, vale a pena dar uma olhada para entender mais e ver comparações com outros produtos de investimento, principalmente com a poupança.
Qualquer dúvida podem falar nos comentários que tentarei responder e mais uma coisa muito importante, agora o Search Box tem uma newsletter, se inscrevam!
Dica de livro: A arte de ligar o F*da-se
Muito interessante, aplicação financeira fácil e descomplicada. Importante ficar atento no momento da retirada.
ResponderExcluirMuito bom o artigo e mostra que dá pra fazer uns investimentos mesmo com pouco dinheiro. Parabéns pelo artigo
ResponderExcluir